Diretor: Steven Spielberg



Spielberg talvez seja um dos mais famosos diretores de todos os tempos, possui uma extensa lista de filmes, entre eles estão muitos clássicos, principalmente para quem viveu os anos 80 e 90. É considerado o diretor com maior quantidade de Melhores filmes na lista da American Film Institute. Possui apenas dois Oscars que serão contados mais abaixo.

Seu primeiro trabalho como diretor realmente relevante foi “Tubarão” (1974), filme de mistério e terror que deixou muita gente com medo do mar por um bom tempo.  Grande parte do clima do filme foi graças a excelente trilha sonora de John Willians. A execução do filme contou com algumas discórdias, entre elas o fato de Spielberg ter “batido o pé” e decidido filmar nas águas do mar ao invés de um lago ou estúdio próprio.




Passando pela temática de vida fora da Terra, temos o filme “Contatos Imediatos em Terceiro Grau” (1977). Neste filme, Spielberg também assina o roteiro. O filme foi muito bem aceito pela crítica e ganhou Oscar (não de direção).


Em 1981, ele dirigiu aquele que seria um dos seus maiores sucesso: “Indiana Jones: Os caçadores da Arca Perdida” e também suas sequências. O filme foi também um sucesso para a carreira do Harrison Ford, que não era a primeira opção para o papel, inicialmente Tom Selleck protagonizaria o filme, mas as filmagens de sua série “Magnum” o fizeram desistir.



Voltando a temática extraterrestre, ainda temos: “E.T.” (1982), aqui há um tom mais voltado as crianças, mas nem por isso deixou de encantar adultos. Temos também o “Império do Sol” (1987), neste filme, vemos um Christian Bale ainda criança, já mostrando o talento que seria no futuro. E, em 1985, o filme “A cor púrpura” (1985), um dos melhores filmes da Whoopi Goldberg, trata de temas pesados, ainda mais para época como discriminação racial.

 







Com uma carreira tão duradoura, é difícil selecionar quais obras falar mais, porém ainda não podemos esquecer do seu belo trabalho com a “Lista de Schindler” (1993), um drama sobre segunda guerra e o holocausto. A boa direção lhe garantiu seu primeiro Oscar.


Temos também "Jurassic Park" (1993), quando o sonho de muitas crianças foi realizado e conseguimos, finalmente, ver dinossauros nos cinemas e de uma forma extremamente realista.

 
Voltando a temática de guerra, temos o “Resgate do Soldado Ryan” (1998), com muitos atores famosos, como Tom Hanks, Matt Damon e o então desconhecido Vin Diesel. Foi com este filme que ele ganhou seu segundo Oscar de melhor direção.



Vale relembrar que ele finalmente terminou o projeto do Stanley Kubrick, o filme “A.I.: Inteligência Artifical”, já falamos sobre a história aqui.

Atualmente, segundo o IMDB, Spielberg trabalha em mais uma continuação de Indiana Jones (pra que?), o filme "Jogador número 1" baseado em um livro de mesmo nome e alguns outros trabalhos.
Eu gostaria de fazer uma recomendação de apenas três filmes, mas achei muito difícil, citei diversos filmes e mesmo assim ainda não falei de todos. Ficam então indicados seis filmes:

E.T. – Extraterrestre



A cor púrpura



A lista de Schindler

 
O resgate do Soldado Ryan


 A.I. – Inteligência Artificial


Prenda-me se for capaz



Para saber mais:
IMDB do Spielberg
http://www.imdb.com/name/nm0000229/

Nenhum comentário:

Comentários

Tecnologia do Blogger.