Que horas ela volta? | Recomendação de filme “não hollywoodiano”

 

Que horas ela volta? - 2015 - Brasil

A recomendação de hoje é um filme dirigido pela Anna Muylaert, diretora brasileira de sucesso e que ainda falaremos sobre ela aqui no blog!

A história é centrada na em Val, interpretada por Regina Casé, uma pernambucana que trabalha como empregada doméstica em uma casa de classe média alta paulistana. Val representa uma parte da população comum em São Paulo, o de mães solteiras que vem para São Paulo em busca de uma vida melhor.
O filme mostra uma forte crítica social, mostrando um falso relacionamento de família que alguns patrões dizem ter com seus empregado.
Tudo começa a mudar quando Val recebe uma ligação da filha, chamada Jéssica, dizendo que pretende ir para São Paulo para prestar a Fuvest, ela tem planos de estudar arquitetura na FAU. Ao chegar em São Paulo, mãe e filha começam a ter muitas brigas motivadas pela maneira com enxergam a relação social na casa, de uma lado temos a mãe acostumada com "seu lugar" e de outro a filha que diz que não se considera melhor, apenas que não é inferior a ninguém.
Alguns pontos são importantes de ser notados, como a maneira que a própria Val diferencia empregados de patrão, como por exemplo, ao falar para sempre dizer que não tem maiô se a convidarem para a piscina ou comer o sorvete mais barato. Temos também a maneira como Carlos tratou Jéssica, mostrando um aparente sentimento de posse sobre quem, ainda que inconscientemente, considera inferior.
Um ponto que vale a atenção é a forma de tratamento da Jéssica em relação a Val, ao invés de chamá-la de mãe, ela a trata por "Val". Este relacionamento mudará ao longo do filme, por isso vale a pena prestar a atenção nos detalhes até o fim do filme.
Tentei ao máximo evitar os spoilers para não estragar a história. Para quem acha que cinema no Brasil é só comédia, esta é uma ótima recomendação para mudar de ideia e também para fazer uma reflexão sobre um grupo social historicamente marginalizado, como os empregados doméstico.

Nenhum comentário:

Comentários

Tecnologia do Blogger.